Existe gente que diz que não gosta de arte - de um tipo específico ou de maneira geral: o comentário sempre me causa estranheza, porque a arte me parece a principal forma de comunicação das coisas que importam de verdade. Se a realidade não se deixa traduzir por nenhuma expressão, a arte talvez seja a que tem o melhor sucesso em compartilhar o que não pode ser traduzido ao oferecer experiências ao invés de dados. Nesse sentido, eu sou um grande apreciador de todas as formas de arte, mesmo as que não falam comigo de forma específica.
Nesse caso, o post é sobre arte obscura ou com influências de mitologia e simbolismo mitológico, focando nos trabalhos de João Ruas e Rithika Merchant. O texto original referenciado está no acervo da ontológica revista "Beautiful Decay", que recentemente saiu do formato visualizável online, mesmo havendo digitalizado todo o seu acervo (em inglês). A matéria original, intitulada "João Ruas Paints Arcane Scenes Of Dark Mythology And Mysterious Symbols" foi republicada parcialmente por um blog chamado "The Heart of Design and Art" em Setembro de 2015, com links para algumas das imagens do artista, embora hoje ele possua um largo portifólio próprio disponível online.
Rithika Merchant também apareceu na falecida "Beautiful Decay" e também teve parciais mantidos pelo blog "The Heart of Design and Art", focando em sua coleção que trata a lua e sua mística como foco de trabalho da autora. A artista também possui, nos dias de hoje, um portifólio próprio, embora suas imagens tendam mais ao fanástico e místico, oferecendo um contraste forte de estilo se comparada a João Ruas.
Comentários
Postar um comentário